Laboratório de Resina
Módulos 1e 2

Laboratório de Resina

SEMANA I 22 a 26 de Abril de 2024

1. AULA TEÓRICA: (4 hs) Seleção e reprodução da cor com Resinas Compostas: Os novos conceitos sobre cor (matiz, croma e valor), opacidade, translucidez, opalescência, fluorescência serão transformados em um protocolo simples de entender e aplicar. Evolução das resinas no mercado. Como montar um bom sistema de resinas e como evitar os erros óbvios. Nosso conjunto tem 12 cores (4 dentinas, 4 esmaltes e 4 translúcidos), uma pasta opaca e duas superfícies para o glase. Vamos aprender a usá-los com grande eficiência iniciando com uma bela aula teórica de 4 hs desse assunto, Capítulo I do Livro do Professor.

2. EXERCÍCIO CLASSE IV: (prática 4 hs): Preparo, teste da cor, método atual de inserção das camadas, guias, detalhes, dentinas x esmaltes, acabamento e polimento. Uma restauração bonita sem marcas.

3. EXERCÍCIO DE LENTE CONTATO: (prática 2 hs): Faceta tipo lente do 21, menos de 0,5mm espessura.

4. EXERCÍCIO DE FACETA EM FUNDO ESCURO: (prática 6 hs): Técnica de mascaramento do fundo escuro com 15 anos de amadurecimento da técnica. O prof. Luis A. Felippe é um dos pioneiros mundiais dessa técnica, com vários artigos internacionais referenciados em todo o mundo. Sua primeira publicação internacional foi reproduzida em quatro idiomas. “Aprendemos muito ao longo dos anos, em especial como deixar o resultado natural sem muito desgaste – enfraquecimento).

5. AULA TEÓRICA SOBRE PLANEJAMENTO E TRANSFORMAÇÃO DE SORRISOS: (Teórica 2 hs): Criar sorrisos é uma arte mas precisa de estratégias que vão do entendimento do que os pacientes querem, como eles são e o que de fato podemos fazer com resultados naturais. Diastemas, conóides, dentes mal formados, transformações, pós ortodôntica, com análise do sorriso incluído são primeiro discutido em uma aula teórica de 4h. As soluções clínicas apresentadas pelo professor foram resultado do seu trabalho clínico com casos indicados por muitos profissionais. Regras básicas para diagramar um novo sorriso, ou matemática do sorriso. “Explicar um sorriso de forma numérica aumenta o entendimento dos alunos e sua capacidade de realização. Por outro lado, nem todos temos senso artístico suficiente para ter segurança, fato que atrasa a evolução do aluno na arte de diagramar sorrisos.”

6. EXERCÍCIO DE TRANSFORMAÇÃO DO SORRISO: (prática 12 hs): Um dos casos mostrado na aula teórica foi transformado em exercício prático de modificação do sorriso. O sorriso será primeiro encerado com ajuda do professor. Serão feitas 6 facetas diretas de acordo com as fórmulas de cor e matemática do sorriso, vistas na aula. Diastemas serão fechados e caninos serão transformados em laterais. Este exercício é tremendamente trabalhoso e fundamental para o curso. Tudo inicia com o enceramento (projeto) dos 6 dentes feitos pelo aluno com a rápida técnica do professor. Logo após as avaliações e correções, guias de transferência são geradas para dar início ao processo de transferência múltipla das restaurações, outra técnica revolucionária do Prof. Felippe.

7. TEXTURIZAÇÃO: (prática). Este assunto inicia com o primeiro exercício de Classe IV e continua com os demais exercícios. Textura, forma, cor e brilho são aspectos fundamentais que serão constantemente checados nos exercícios para compor a caixa ESTÉTICA, que serve de mostruário para as sessões de orçamento com os pacientes, entregue na segunda semana.

8. AULA TEÓRICA SOBRE PIGMENTOS ASSOCIADOS ÀS RESINAS: (teórica 1h) Quando o dentista fica conhecido na sua comunidade, casos mais difíceis chegam ao consultório necessitando a personalização dos trabalhos. Estes casos envolvem: gengiva artificial, cores fora de linha nas resinas e outras dificuldades que podem ser melhoradas com a ajuda dos pigmentos. “Dedico 8h de aprendizado à técnica que me fez ficar muito conhecido com um bom dentista junto a minha comunidade”. Vários exercícios serão usados para isso, descritos no Capítulo 3 do Livro (prática 6 hs) . A modificação das cores com pigmentos permite infinitas possibilidades mantendo o número básico de 12 seringas empregado no curso. Você vai abrir a mente e se apaixonar por esta técnica. Vários exercícios de modificação das cores e gengiva artificial serão feitos.

9. CLASSE III (teórica 1h e prática 2 hs). Demonstração das 10 estratégias clínicas contra o halo acinzentado que tanto incomoda os pacientes. Uma delas será a solução para o seu problema em Classe III. Rápido exercício de 1 h.

10. CLASSE V (teórica 1/2h e prática 1h). Tudo o que você já sabe e o que ainda não sabe, incluindo sensibilidade cervical. Exercício associado com os pigmentos. Embora estas técnicas sejam discriminadas pela maioria dos cursos uma revisão teórica e prática ajuda a errar menos no consultório. Este assunto é ministrado no final da semana de acordo com o tempo.

SEMANA II – 20 a 24  de Maio de 2024

 

1. AULA TEÓRICA (4 hs)

1 – Seleção da Técnica: O início do sucesso.
2 – Efeito dupla camada para obter o efeito “camaleão”;
3 – Porquê as restaurações de RC em dentes posteriores doem mais do que em dentes anteriores?;
4 – Causas para a dor pós operatória e como evitá-la. Princípio da hidrodinâmica de Brannstrom; Adesivos universais e sua menor agressão ao sistema capilar dentinário, nor dor residual. revisão completa sobre adesão, adesivos. Visão simples, objetiva e inserida na prática diária.
5 – Resinas flow, resinas condensáveis, resinas bulk fill, e área de contato proximal; Técnicas revolucionárias do prof. Felippe.
6 – Como proceder com as restaurações feitas que estão doendo no paciente?;
7 – Manejo de lesões de cárie profunda em posteriores que serão restaurados com resina composta. Conceitos atuais na remoção da cárie;
8 – Conceitos atuais sobre polimerização das resinas;
9 – Adesivos e cimentos autocondicionantes já são usados por mais de 60% dos dentistas na Europa. Vamos descobrir o por quê.
10 – As 10 estratégias clínicas contra a dor pós-operatória.

2. EXERCÍCIO DE CLASSE I: (prática 2 hs)

A TÉCNICA JAPONESA, para restaurações diretas com mínimo ajuste oclusal. A revolucionária técnica.

3. EXERCÍCIOS DE CLASSE II: (Prática 4 hs)
Diversas técnicas para obtenção de forte área de contato proximal serão testadas no grupo de alunos em busca do melhor resultado.

4.RESTAURAÇÕES COMPLEXAS SEMI DIRETAS: (Prática 6 hs)
Restaurações semidiretas intra e extra bucal podem restaurar cavidades maiores com clássica indicação indireta.

5. RESINAS INDIRETA EM DENTES POSTERIORES: (Teórica 2 hs)
Indicação: cavidade x resina x porcelana; Preparo: quando reduzir cúspides; Moldagem e provisórios; os modernos alginatos que substituem os caros silicones; Etapas laboratoriais do onlay e resina de A a Z; Cimentação: cimentos de todos os tipos incluindo os autocondicionantes; Onlays pela técnica da matriz de acrílico: Técnicas e materiais alternativos.<br

6. ONLAYS CAD-CAM demonstrativo pelo professor.
O melhor Onlay dos alunos será comparado ao onlay digital. Comparativos entre os prós e contra das tecnologias CAD-CAM de forma real o objetiva. Uma visão experiente do mundo digital. Prof. Felippe é digital desde 2012 com 3.000 peças desenhadas, frezadas, filanizadas e cimentadas.

7. Núcleos de fibroresina, Coroas de resina, Próteses de fibroresina, Revisão teórica sobre indicações e tipo de núcleos. Evitar o sobre uso dos pinos de fibra que está acontecendo. Vamos tratar esse assunto com cuidado, especialmente para os dentistas mais jovens. Revisão sobre o posicionamento atual da fibroresina na Odontologia.

8. NÚCLEO DE FIBRORESINA E COROA DE RESINA PARA O INCISIVO LATERAL SUPERIOR. (prática 6 hs)
Está técnica sobre núcleo fundido de metal o sobre núcleo de fibra é muito utilizada saqui no Instituto com enorme sucesso. Torna o resultado previsível para o dentista e econômico para o paciente.

9. PRÓTESE ADESIVA COM 1 PÔNTICO NO DENTE 15. (prática 3 hs)
Preparo, infraestrutura de fibra e pôntico. Também será demonstrado pelo professor a mesma situação em um dente anterior.

10. COROA DE POLÍMERO SOBRE IMPLANTE. (Prática 3hs)
Reabertura de um implante em modelo, utilização de um pilar protético e confeccão de uma coroa de resina cobre implante do início até o fim, torque do parafuso.1

Fale conosco e inscreva-se!

Proffel

O Intituto Proffel foi desenhado especificamente para o ensino em odontologia– permitindo melhor ergonomia, acústica, fluxo de ar constante, controle de som e luminosidade. Tudo projetado para que os nossos alunos usufruam de um ambiente de aprendizado ideal.

+ Cursos Proffel

Agenda Completa

Laboratório de Resinas | Semanas intensivas I e II.

>> saiba mais

Veja a Programação Completa

Atendimento

Laboratório de Enceramento | 2 dias de curso | 23 a 24 de Outubro

>> saiba mais

Veja a Programação Completa

Atendimento

Laboratório de Reabilitação Estética Oclusal | 25 a 27 de Outubro

>> saiba mais

Veja a Programação Completa

Atendimento

Receba os
nossos insights

Onde
estamos

Fale
Conosco

Resp. Téc.:
Dr. Luís A. Felippe CRO 3172

Copyright 2022 © Proffel – Instituto de Odontologia | Todos os direitos reservados

Fale com a gente!
Atendimento Online
Estamos Online!